O Bayern de Munique anunciou a contratação do goleiro Yan Sommer, de 34 anos. O suíço, que deixou o Borussia Mönchengladbach após oito temporadas e meia, assinou até 2025 com o time bávaro. Ele chega como opção para substituir Neuer, que fraturou a perna em dezembro e não joga mais na temporada.

Segundo a imprensa europeia, o Bayern pagou 8 milhões de euros (R$ 44 milhões) ao Gladbach pela transferência, com uma cláusula de 1,5 milhão de euros (R$ 8,2 milhões) em bônus. Sommer é a segunda contratação de janeiro dos bávaros, após a chegada do lateral holandês Blind, ex-Ajax.

– Estou muito animado com o novo desafio no FC Bayern. É um clube grande e poderoso. Já nos enfrentamos muitas vezes – conheço a enorme qualidade e a aura deste clube. Tenho orgulho de agora fazer parte do FC Bayern. Temos grandes desafios pela frente. Estou muito ansioso para começar aqui com meus novos companheiros de equipe e para tudo o que está por vir. Quero agradecer ao Borussia Mönchengladbach por oito anos e meio maravilhosos e por permitir esta transferência – disse Sommer, aos canais oficiais da equipe.

O suíço, que enfrentou o Brasil nas duas últimas Copas do Mundo, se apresentou e participou do treino nesta quinta-feira. Ele é esperado na volta da Bundesliga, nesta sexta, quando o Bayern visita o RB Leipzig, às 16h30 (de Brasília).

Sommer tem 355 jogos pelo Campeonato Alemão com o Borussia Mönchengladbach e 80 partidas pela seleção da Suíça. Ele foi titular da seleção de seu país nas Copas de 2018 e 2022 e esteve no elenco em 2014.

O Bayern de Munique é o líder do Campeonato Alemão, com 34 pontos após 15 rodadas, e enfrenta o PSG nas oitavas de final da Champions. O jogo de ida contra os franceses será em Paris, no dia 14 do próximo mês.